Post do Forum

Resposta de cataplum a um jovem forense do site Bastter.com.br. Muito bom!


Caro Forense

Há quase quarenta anos acompanho o mercado acionário brasileiro; entreie saí várias vezes, perdí e ganhei, mexo com esse mercado desde o tempo que para fazer uma simples ligação telefônica da capital do meu estadopara uma corretora em S.Paulo ou Rio era a maior dificuldade. Portanto, o que vou tentar lhe passar é o resumo do que eu aprendí e de experiência de vida no mercado bursátil brasileiro.

1) Este primeiro ítem é para lhe dizer que não há nenhuma coisa muito diferente no que eu aprendí ao longo de minha vida nesse mercado doque muitos aprenderam em muito menos tempo; nesse caso ,essa coisamágica que é a internet fez a diferença. Então,o que eu penso,muitos outros ,inclusive desse forum,pensam também;

2) A primeira coisa que você tem que entender é que esse negóciode compra/vende/compra/vende/compra só dá dinheiro para ascorretoras,para você sobra apenas um aumento espetacular do stress:

3) Opções - ESQUEÇA! Só vá pensar nisso muito mais tarde:

4) Siga a estratégia B&H, que significa,Compre e Segure, e nãoCompre e Esqueça,como muitos pensam. Você tem que comprarações de fundamentos e manter-se informado sobre elas,as vezesos fundamentos mudam e,claro,neste caso você tem que mudar também;

5) Você pode pensar que tem pouco capital para comprar ações todo o mês.Ledo engano meu caro,você é jovem,tem o capital de melhor qualidade que ´é o TEMPO. O TEMPO é a base da estratégia B&H;

6) Depois de algum tempo acumulando ações e reinvestindo dividendose jscp distribuídos, comece a pensar em como obter uma rentabilidademaior do capital acumulado que você já tem;

7) Faça um ou dois cursos de análise técnica. E aí PENSE! Se essa tal deanálise técnica funcionasse estas pessoas que dão os cursos estariam milionárias e não estariam aqui dando cursos,não é mesmo?Então, a minha experiência mostrou que análise tecnica em bolsa não serve para GANHAR DINHEIRO que é o que interessa,ou não?Mas acho que você deve fazer um ou dois cursos,você vai aprender a analisar o lado esquerdo do gráfico e também vai aprender muitosobre o jargão do mercado como fibonacci,suporte,resistência,gap,gap de exaustão,candle,martelo,bebê abandonado (esse é genial,hehe) , e muita coisa mais, mas GANHAR DINHEIRO,não mesmo!

8) Bem,se não é com análise técnica,como é que você vai GANHAR DINHEIRO?Vai ser com o tempo que você dispõe,lembra que eu falei,é o capital de melhor qualidade, é a base da estratégia B&H, e você o possui em abundância,você é jovem. Portanto, em cinco,dez,quinze ou vinte anos,você,com grande probabilidade de acerto,terá um belo patrimônio.Então,na estratégia B&H não se vende e compra a toda hora,sóse os fundamentos das ações que compõem a sua carteira mudarem;

9)E como você vai obter mais rentabilidade com a carteira que possui?Bem, se já se passaram uns dois anos comece a aprender sobre opções,mas aprender mesmo,não é o que você acha que sabe. Aqui no sitetem o aprendizado para começar,mas penso que quem for mexer com opções tem que saber mais ,muito mais. Então vai ter que fazer um curso ou dois sobre opções;

10) Depois que fizer os cursos, você que tem uma carteira de açõespode começar a pensar em fazer venda coberta que é a únicacoisa que vale a pena fazer com opções,na minha opinião, e mexercom pouco dinheiro. Comprar a seco,mais cedo ou mais tarde vocêvai perder o seu dinheiro. Vender a descoberto é suicidio.

11) Nunca tive tempo para aprender profundamente sobre B&S,as gregas,delta,gamma,theta, e as travas comentadas exaustivamentenesse forum,boi,vaca,borboleta e tal. Agora que tenho tempo não tenho paciência, deixo para os jovens,hehe. Já fiz reversão,venda coberta,mais baseado na experiência e no instinto, ganhei dinheiro maisdo que perdí. Perdí qualidade de vida mais do que ganhei.Porisso,hoje,raramente faço esse tipo de operação;12) Bem,se você chegar até esse ponto,acho que você estará maduro o suficiente para decidir o que fazer daí pra frente. desculpem pela longapostagem. mas estava afim de escrever. Abração

1 comentários:

Marlei said...

Acabei de ler informações de um sábio!!!!!!
Gostaria muito de ser aluna do mesmo!!!!!!!

© 2008 Por *Templates para Você*