Análises de Ações

Qual o motivo que te leva a comprar uma ação? Você ouvi Fátima Bernades no Jornal Nacional falando do novo recorde do Índice Bovespa? O porteiro comentou com você? Um colega de trabalho disse que ganhou 60% em uma semana na Varig?

Antes de qualquer coisa é preciso ter uma meta e objetivos bem claros. Se vier para bolsa de valores achando que vai dobrar seu dinheiro todos os anos, pode parar por aí. Não é assim que as coisas funcionam. No tópico abaixo fiz uma pequena análise sobre juros compostos então já percebeu que 2,5%a.m é uma meta bastante razoável, claro que mês consegue mais do que esse rendimento, assimo terá mês com rendimento negativo.

O que quero deixar bem claro, não sei se consigo, é a importância de analisar uma ação antes de comprar e melhor ainda seguir os objetivos traçados antes de entrar em uma determinada ação. Existem dois métodos clássicos para analisar uma ação: Análise Técnica e Análise Fundamental.

Análise Técnica ou Grafismo - Consiste em análisar uma ação através dos gráficos. Poderia estender esse assunto por várias linhas, exemplos e figuras mas é desnecessária. Já que existem vários acervos e textos explicando sobre Análise Técnica.
Um bom exemplo é este site: http://www.universia.com.br/supertrader/graficos/ ou se quiser visite o site http://www.timing.com.br, que tem duas apostilas gratuitas sobre o tema. Claro, que são básicos. Se quiser aprofundar sobre o tema só mesmo comprando livros ou fazendo bons cursos.

Análise Fundamental - Consiste em analisar os dados contábeis da empresa através de uma análise de estrutura e balanços. Pois é possível encontrar a situação financeiro, a condição de pagamento de dívidas, composição de endividamento, Liquidez Geral, Preço da ação por Lucro (P/L), Margem Liquida, etc e são através desses dados que o investidor poderá comparar os índices com os padrões e chega a suas conclusões para tomadas de decisões. Sobre esse curso pode encontrar no site http://www.ricardoborges.com/iniciando_bovespa.htm na parte de análise fundamentalista.


Basicamente essas são as duas principais análises para tomada de decisão. Se não tem tempo para aprender uma das duas análises, na minha opinião, é melhor deixar o dinheiro em um fundo de investimentos (se realmente é a vontade de investir em ações).

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*