Ações

Conceito: "São títulos de renda variável, emitido por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão."


Isso significa que ao comprar uma ação de uma determinada empresa, você passa a ser sócio da empresa, participando do resultado da empresa através de dividendos, juros, bonificações, etc. Além desses dividendos e juros sobre capital, a ação está sujeita a uma possível valorização ou desvalorização da empresa, e é basicamente em cima dessa expectativa que move as cotações das ações no dia-a-dia. As pessoas passam a comprar ações na expectativa de que a empresa tenha melhores desempenhos e outras pessoas vendem na expetativas de que o ano seja ruim para a empresa.


Além de possíveis variações nas cotações diárias, através de uma Assembléia Geral dos Acionistas são definidos os:

Dividendos - Participação nos resultados de uma sociedade que é feita sob distribuição de dividendos em dinheiro em percentual de acordo com os resultados obtidos pela empresa em determinado período.

Bonificação em Ações - Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, que são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas, em número proporcional às já possuídas.

Direitos de Subscrição - É o direito de aquisição de novo lote de ações pelos acionistas - com preferência na subscrição-em quantidade proporcional às possuídas, em contrapartida à estratégia de aumento de capital da empresa.

Venda de Direitos de Subscrição - Como não é obrigatório o exercício de preferência na subscrição de novas ações, o acionista poderá vender a terceiros, em bolsa, os direitos que detém.

Os dividendos e as bonificações em ações que ocorrem com mais frequência nas bolsas de valores.

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*