Nasce um Analista Financeiro

Boa noite,

A partir de hoje nasce um Analista Financeiro. Estou decidio a estudar Finanças por estes motivos:

- Estou no 6º semestre de Ciências Econômicas e já analiso cursos de Pós em Finanças.
- Pretendo fazer minhas tomadas de decisões baseadas em Análise Fundamentalistas, os gráficos serão complementares.
- Cetificação da APIMEC para tornar um Analista de Valores Mobiliários.

E porquê essa decisão? Porque já me convenci que nunca transformarei meus poucos milhares em centenas de milhares com Análise Técnica e muito menos com Análise Fundamentalista, mas os estudos em Finanças tem um grande diferencial, além das tomadas de decisões mais consistenes ainda terei grandes oportunidades profissionais que surgirão por um simples motivo:

Uma grande corretora, grandes instituições, Asset Managements, Fundos de Investimentos entre outras instituições contratam pessoas que dominam a Análise Técnica ou Análise Fundamentalista?

Não abandonarei minhas análise técnicas, é simples, divertido e um exercício para trabalhar junto com probabilidades no mercado de Ações. Mas a partir de hoje postarei alguns aprendizados sobre Finanças. Meus primeiros passos, primeiros livros, primeiros cursos até chegar uma Pós-Graduação...

Este é o livro que estou que comecei a ler e na medida do possível ( são 776 páginas) postarei alguns aprendizados sobre este vasto assunto.

O livro é Administração Financeira, Ross, Wasterfield, Jaffe. Tem uma abordagem completa embora alguns assuntos seja de maneira superficial, o que torna até interessante pois pode ser um livro de consulta ou podemos ter várias opções em quais tópicos desejamos aprofundar. Inicialmente pretendo aprofundar sobre Valuation, tais como Fluxo de Caixa Descontado, Taxa Interna de Retorno, MVA, EVA, etc.

Para os que também pretende estudar sobre esse assunto recomendo três passos iniciais:
- Um livro de contabilidade sobre Estrutura de Balanços.
- Um de contabilidade gerencial
- E outro finalmente sobre Valuation, pode ser de Alexandre Povoa.

Bem, deixo o seguinte link para quem deseja se familiarizando com o tema:
http://br.geocities.com/sergiorn/textos.htm

A propósito, quem souber de um estágio nessa área em Salvador me avisem. Estou disposto a abrir mão de algumas atvidades para estagiar nessa área.

Até breve

1 comentários:

. said...

Legal!!!
Quando vc colocar o meu link me avisa logo en seguida pra eu fazer o mesmo, ta legal?
Por favor colocar assim no titulo: Mercados e Ação

http://mercadoseacao.blogspot.com

Abraço
Bom final de semana
Investimento Privado

© 2008 Por *Templates para Você*