Ganhar na baixa

Em uma comunidade do Orkut foi questionado quais estratégias montadas num cenário de baixo, segue abaixo o que respondi. Recomendo a todos estudar bastante sobre derivativos para hedge ou especular num cenário de longas quedas.

"Para o Brasil as expectativas são as melhores possíveis. O problema é os EUA, qualquer desaceleração da economia será motivo de grandes preocupações, volatilidades e quedas.

Mas sem fugir do tópico, existe várias opções para ganhar na baixa, cada um se adaptará melhor ao momento e ao seu perfil de investidor:

Com carteira de ações:

- Caso você tenha uma carteira de ações e não deseja desmontar essa carteira, é dificil sair com lucro em fortes quedas mas existem operações para proteger de fortes quedas, o que chamamos de hedge. Você pode calcular o beta de sua carteira para vender o Índice da Bovespa (derivativos, opera pela BMF). Assim com forte queda você ganhará na venda do Índice mas perderá na sua carteira de ações, tende a equilibrar e sair perto do zero a zero.

- Outra opção para não desmontar a carteira de ações, é fazer uma venda coberta que protege até certo patamar. É preciso entender melhor sobre opções para decidir melhor o momento de rolar, de vender mais embaixo no mesmo vencimento entre uma série de imprevistos que acontecem no mercado.

- Pode fazer travas de baixo, essa é a melhor opção. Tanto faz montar ela com carteira de ações ou sem carteira. Dê uma estuda, é uma operação para ganhar na queda mas seu prejuizo (caso de alta) é bem limitado. Assim você entra em uma posição vendida já conhecendo seu prejuizo e o lucro máximo.

Sem carteira de ações:

- Pode alugar ações que você julga que irá cair, as taxas varias de 3% a 10% a.a a depender da ação (na verdade algumas até mais) e vende essas ações no Mercado a Vista. Isso se chama venda descoberta, você vende uma ação que não é sua, para isso você tem um prazo para recomprar essas ações mais barata e devolver as ações para quem te alugou.

- Pode vender Índice da Bovespa na BMF, trata-se de derivativos e pedem margem para abrir qualquer posição, tanto em comprado quanto vendido, essa é a parte boa da BMF, as margens são semelhantes e permitem operações vendida com facilidade, embora seja uma posição de muita especulação."

2 comentários:

Mar_celo said...

rapaz, fui futucando pela internet até que achei o seu flog.
gostei muito eim. Nem li, mas ja vi q tem muita coisa q to procurando. hehehe.

sou estudante de economia (4º periodo) e tenho me interessado cada vez mais por esse mundo.

um abraço ae e um ótimo ano novo.
pode ter certeza que vou visitar mais o seu flog.

Unknown said...

Diga Marcelo, fique a vontade para explorar alguns assuntos já postados.

Como está iniciando sobre esse tema, fique a vontade para dúvidas, perguntas, primeiros passos e até mesmo recomendações.

Abraços

© 2008 Por *Templates para Você*